Atleta em Destaque: Gonçalo Lopes

NOME: Gonçalo Lopes
32 anos, CTO da D-Orbit Portugal


Mesmo que se esforçe muito o Gonçalo nunca conseguirá passar despercebido.Pela velocidade da sua corrida, por ser esguio e sobretudo pelo calçado minimalista que insiste em utilizar sempre. Sim, sempre que corre. Recordo uma Corrida do Monge onde o encontrei pé ante pé num single-track descendente repleto de lama, troncos e raizes. Mas não são dificuldades destas que o desmotivam de dar sempre o seu melhor. Em parte é por isso que o Gonçalo é um atleta extraordinário, do que de melhor temos no RUN 4 FUN. E porque sem dúvida que ele merece, um dia destes gostaria muito de o ver chanatar pelas ruas de Boston.


1. Há quanto tempo corres?
Comecei a correr no final de 2010. Em Abril do ano seguinte desisti dos ténis “normais” e mudei para o calçado de corrida que se tornou a minha imagem de marca!

2. Porque corres?
Em 2010 uma empresa que eu tinha fundado estava prestes a falir e isso afectou-me bastante. Como escape, decidi que para compensar tinha de fazer uma coisa na qual eu era “mauzinho” e como desde miúdo sempre fui muito fraquinho em actividades desportivas fiz a resolução de correr a meia maratona da ponte em 2011. Depois dessa meia, decidi que tinha de fazer a maratona completa no final desse ano. Acho que depois disso, o que começou como um escape, se tornou no meu vício favorito!

3. Onde treinas e com que frequência?
Treino entre 3 a 4 vezes por semana ou com um bocadinho mais de frequência se estiver preparar uma maratona.
Durante a semana costumo correr na cidade universitária e sempre que posso vou aos treinos da Garça. Ao fim de semana gosto de fazer uns treinos mais variados e dar uma volta por Lisboa.

4. Qual a prova que mais gostas? E a que mais te marcou?
Sem dúvida a minha primeira maratona foi a prova que me marcou mais, ainda me lembro da alegria que foi cortar aquela meta. Se bem que a maratona de Londres no ano passado, com a Filipa e os meus pais a assistir e todo aquele ambiente electrizante foi um momento memorável!
Acho que a maratona é mesmo a minha prova favorita e faço questão de todos os anos fazer uma maratona diferente.

5. Quais os teus próximos objectivos?
Gostava de conseguir obter os tempos mínimos para a Maratona de Boston. Mas conjugar treinos intensos com a vida familiar não é fácil!

6. O que é para ti o RUN 4 FUN? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?
Para mim o RUN 4 FUN é um grupo de bons amigos que gosta de correr e se diverte a fazer isso. Adoro os nossos treinos conjuntos, a boa disposição e os famosos recoveries!

7. Uma mensagem aos novos membros do Clube.
Sejam bem-vindos! Tragam boa disposição e não pensem que o clube é só para quem “corre muito”. Se estiverem interessados em falar sobre corrida minimalista é só procurarem o laranjinha que anda com os pés à mostra.



Comentários

  1. Entrevista bem humorada e inteligente, a condizer com a personalidade do Gonçalo, o nosso famoso "Xanatas". Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Grande corredor, sempre bem disposto. Foi com ele que troquei as primeiras palavras sobre o calçado minimalista que adotei parcialmente.Foi também o Gonçalo que me rebocou para o meu record nos 10kms.

    ResponderEliminar
  3. Para mim é uma honra ter apadrinhado a entrada do Gonçalo no nosso Clube. Além de grande atleta é uma pessoa descomplicada, sem receio de desafios, venham eles de onde vierem. E o próximo está já para chegar. E será um que o vai acompanhar a vida toda.

    Para quem ainda não sabe, não tarda nada e o Clube vai ganhar mais um Lopes. Encomenda já as "xanatas" para ele :-)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário