Atleta em destaque

António Cruz








António Cruz

47 anos, Consultor













Um atleta  de alto nível, que provavelmente ainda fará uma maratona abaixo das 3 horas. Costumamos apelidá-lo de "cientista" tal o nível de conhecimento acumulado que tem sobre o seu desempenho quer nas corridas, quer nos treinos.  Desenvolveu um modelo de análise do desempenho da corrida, com base em pesquisa da literatura e nos dados sobre os seus treinos e corridas, do qual já obteve resultados. É um especialista em nutrição para desportistas. A publicação desta entrevista, no dia do seu aniversário, é uma "coincidência" feliz.



1.       Há quanto tempo corres?
Já nem me lembro. O primeiro registo de provas que tenho são da Corrida do Tejo de 1985

2.       Porque corres?
Porque é fundamental para o meu equilíbrio físico, mental e emocional. Por que me ajuda a lidar com “tudo o resto” e a ser mais feliz.

3.       Quantas vezes treinas por semana?
5 a 6 vezes.

4.       Qual a prova que mais gostas? E a que te marcou mais?
A que mais gosto é a Corrida do Tejo. Já a fiz 12 vezes. Percurso bonito e muito boa animação.
A que mais me marcou foi a dos “20Km de Almeirim” de 1995. Foi, talvez, a primeira prova para a qual treinei com algum método e que tinha um objetivo claramente definido.

5.       Quais os teus próximos objectivos?
Talvez a Maratona do Porto. Ainda estou a pensar J

6.       Já fizeste a Maratona? A tua opinião sobre a Maratona
Já fiz 4 Maratonas. É, sem duvida, a prova Rainha.

7.       O que é para ti o Run 4 Fun? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?
É uma fonte de exemplos de coragem, amizade, persistência e humildade.
Faz com que eu queira ser uma pessoa melhor. Em termos desportivos ajuda-me a ir mais longe, mais depressa. Provavelmente nunca teria feito uma Maratona sem os R4F.

8.       Uma mensagem aos novos membros do Clube
Com os Run 4 Fun, terás certamente prazer a correr. Vais fazer coisas “impossíveis” e isso terá um enorme impacto na tua vida pessoal e profissional.

Comentários

Refrescante entrevista do nosso amigo "cientista". Parabéns por ela e por um aniversário em pleno de quem possui corpo e mente sã! Um Runabraço em movimento e um brinde aos muitos convívios e corridas que se avizinham
Alfredo Falcão disse…
Um grande atleta e um exemplo. Aprendo sempre qualquer coisa quando converso com o António!
João Ralha disse…
Um bom amigo e excelente atleta em constante evolução à procura de melhorias.

Também aprendo muito com o António Cruz

Runabraços
Muitos parabéns, um atleta fantástico com quem aprendo sempre muito.
Grande atleta, conhecedor profundo destas coisas das corridas, sempre pronto a partilhar os seus conhecimentos de uma forma séria e ao mesmo tempo divertida e fantástico ser humano que tenho o prazer de conhecer.

Obrigado pela partilha António.
Miguel San-Payo disse…
Caro António,
Em 2009 fizeste a tua 1ªMaratona comigo e logo nessa altura estabeleci o meu PBT (só batido este ano).Eu é que devia ter sido a lebre mas pareceu-me ao contrário. Correr ao teu lado é ter a certeza que se vai realizar um bom tempo mas tem de se ter paciência pois és homem de poucas palavras mas um grande companheiro de corridas e muito competitivo.
Teodoro Trindade disse…
António,

És um atleta extraordinário a muitos níveis. Além do menos obvio, o teu testemunho faz-nos sempre pensar na importância dos detalhes. Guardo na memória a interessantíssima conversa que tivemos na Bolota.

Obrigado, um abraço.