quinta-feira, 30 de maio de 2013

Atleta em Destaque

João Veiga





João Veiga


24 anos, Estudante de Arquitectura







O nosso mais jovem maratonista. Com grande dedicação ao treino, que se coloca a si próprio objetivos ambiciosos que consegue atingir, com um nível de resiliência e persistência que não é comum, em jovens da sua idade. Tem um blogue próprio onde regista a sua evolução e relata as suas sensações nas corridas que faz. Em geral, são os pais que trazem os filhos para a corrida. Com o João foi o contrário: foi ele que convenceu o próprio pai  a fazer corrida. "Rebocou" o pai na sua primeira meia maratona e irá em breve acompanhá-lo e  incentivá-lo para concluir a sua primeira maratona.



1.       Há quanto tempo corres?
Comecei nos treinos de Ténis, mas correr mesmo só a partir de dia 28 de Junho de 2011. Está quase a fazer 2 anos.

2.       Porque corres?
Com a idade que tenho ainda não é para fugir de nada…começou para perder peso e maioritariamente é para conseguir comer o que gosto e manter um peso saudável.

3.       Quantas vezes treinas por semana?
Em média 3 vezes. Os treinos da Expo às 3ª e 5ª e depois ao fim de semana os treinos que calham ou provas.

4.       Qual a prova que mais gostas? E a que te marcou mais?
As que mais gosto em termos de percurso é provavelmente a São Silvestre dos Olivais por ser em casa e a de Almourol por ser no meio daquele ar puro todo e em termos de público as São Silvestre da Amadora e a Corrida das Fogueiras.
As que mais marcaram foram sem dúvida as Maratonas, a do Porto por ser a primeira e única prova que desisti, a de Lisboa porque foi a sensação de objectivo cumprido, a de Sevilha porque custou muito e tive muito que lutar para não desistir e a de Trail de Almourol porque simplesmente nunca achei que fosse capaz.
Tirando estas há 4 que me marcam por diferentes motivos, a do 1º de Maio e a Meia da Vasco da Gama porque o Nuno Sentieiro Marques na primeira e o Orlando na segunda deixaram as suas corridas só para me ajudar, a Meia da Ponte 25 de Abril porque a fiz com o meu pai e a Scalabis Night Run porque todo o espirito de equipa esteve no seu auge.

5.       Quais os teus próximos objectivos?
Baixar as 1h45min na meia e tentar fazer a Maratona abaixo das 3h50min.
Para além disso acabar mais trails que puxem por mim.
Ultimamente objectivos só conforme me sinto no dia da corrida.

6.       Já fizeste a Maratona? A tua opinião sobre a Maratona
Já fiz 3, 2 acabei e a outra desisti.
A opinião que tenho é que se faz bem e que o que custa mais é ter o mínimo de disciplina de treino para meter Kms nas pernas.
Realmente a desilusão no Porto foi muito grande pelo esforço gasto nos treinos, mas percebi que dava para mais e já fiz duas, e realmente todo o esforço gasto é compensado quando cortamos a meta e temos a sensação de Missão cumprida.
O único ponto negativo é que realmente é muito difícil prever como corre porque em 42,2 Kms muita coisa se passa.

7.       O que é para ti o Run 4 Fun? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?
O Run 4 Fun é uma das razões para continuar a correr, porque tenho companhia quase sempre, os treinos e provas são sempre motivo de festa e mesmo eu sendo um dos mais novos sempre me trataram de igual para igual, com a vantagem de algumas vezes ser alvo de mais preocupação e, que eu saiba qualquer um gosta de saber que na meta estão pessoas à nossa espera e de festejar connosco.
O maior beneficio para mim que era e sou inexperiente foi todos os conselhos e dicas que me deram, o companheirismo e sem dúvida a oportunidade de ir a locais que se calhar sem companhia (ou boleias :)) não poderia ir.

8.       Uma mensagem aos novos membros do Clube
Aqui correr é só uma desculpa para haver animação e companheirismo e portanto metem-se Kms nas pernas e batem-se PBT’s sem dar por isso e sempre com um sorriso (e muito barulho) pelo meio.





3 comentários:

João Ralha disse...

Obrigado, João

Boas "dicas" para serem seguidas!!

Runabraço

Nuno Sentieiro Marques disse...

Muito obrigado pela partilha João.

Foi muito mais que um simples prazer conhecer-te.
Es um jovem muito simpático e um exemplo do que é ser um R4F.

Parabéns pelo que és e obrigado pela sempre fantástica companhia.

Runabraços

Patrícia Calado disse...

O nosso benjamim!

João, é sempre um alegria correr ao teu lado! Tens um espírito desportista muito saudável, lanças-te em desafios mas sempre de forma equilibrada e companheira!

De facto, por vezes ficamos um bocadinho preocupados contigo mas é porque gostamos de ti e te queremos bem! :)