sexta-feira, 10 de maio de 2013

Atleta em destaque

Helena Bárrios



Mini Maratona Vasco da Gama







Helena Bárrios

43 anos, Médica







A  Helena é a mulher do nosso extraordinário atleta Luís Matos Ferreira. Sem dúvida que são a família mais desportiva do Run 4 Fun, pela presença frequente e sempre simpática nas diversas provas que fazem, a Helena, o Rui e a Rita a caminhar, enquanto o Luís participa na versão corrida


1.       Há quanto tempo corres?
Não faço propriamente corridas. Incentivada pelo Luís, e para envolver a família nos eventos desportivos, comecei a fazer caminhadas. A primeira foi a mini maratona da ponte Vasco da Gama em 2009, acompanhada pelos meus filhos (a Rita tinha na altura 6 anos).

2.       Porque corres?
Em 2010 começámos a fazer as caminhadas das provas de trilhos. Gosto particularmente deste tipo de caminhadas, pela envolvente natural, por descobrir zonas de Portugal que não conhecia, pela oportunidade de aproveitar o fim-de-semana em família para passear e (depois) descansar.

3.       Quantas vezes treinas por semana?
Não treino regularmente.

4.       Qual a prova que mais gostas? E a que te marcou mais?
A caminhada que mais gostámos foi a do 2º trilho dos abutres em 2012. Porque o percurso apresentava uma série de desafios, em que nos divertimos muito. Também gostei de todas as caminhadas do AX trail, pelo profissionalismo dos guias, que nos deram a conhecer factos interessantes sobre a natureza e costumes das regiões por onde passámos. De referir ainda a prova 11K do Swissalpine, uma prova em que também participámos em família, mas que por ser uma prova competitiva, foi um desafio diferente.

5.       Quais os teus próximos objectivos?
Continuar a participar neste tipo de actividades, e divertir-me com isso.

6.       Já fizeste a Maratona? A tua opinião sobre a Maratona
Não. Admiro muito quem tem a capacidade e coragem de completar um desafio desse tipo.

7.       O que é para ti o Run 4 Fun? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?
Um clube de gente divertida, saudável, e inspiradora. Outros membros do clube também participam nas caminhadas e são um grande incentivo e uma óptima companhia. Para além disso o clube organiza eventos interessantes e divertidos, como por exemplo a Páscoa em Constância, os jantares, e muitos outros.

8.       Uma mensagem aos novos membros do Clube
Vão concerteza sentir-se bem acolhidos por todos os membros do clube, tal como eu me senti, apesar de ser apenas uma “caminheira”.

4 comentários:

ManuelaC disse...

Lena,
Gostei muito da maneira como descreves e encaras esta prática desportiva!
Gostei também da maneira como vocês têm envolvido as crianças e o prazer que lhes dá acompanharem-te (acompanharem-vos)nas provas, e o orgulho que manifestam pelas vitórias do pai e pelas suas próprias pequenas vitórias que os distingue dos companheiros da escola.
Recordo com prazer o Trail da Serra d'Arga que fizemos juntos com a Maria Antunes, em outubro 2012. Inicialmente os teus miúdos sossegaditos ao pé de ti... e às duas por três ótimos e divertidos companheiros da caminhada (15km!!). Grande dia! (embora tivesse sido uma prova particularmente dura para o Luís Matos Ferreira)
Até breve!
Beijinhos

João Ralha disse...

Helena,

Muito obrigado pela tua simpática entrevista.

És um excelente exemplo de que o nosso clube é muito abrangente e mais do do apenas um grupo de "locos que corren". Gostamos de envolver as famílias em todas as nossas actividades.

Para além disso, a vossa constante presença junto do Luís é certamente uma razão essencial para que ele possa continuar a "descobrir" desafios muito exigentes.

Bjns e runabraços

Luis Matos Ferreira disse...

Gostaria de salientar que a companhia, nas corridas e na vida, da minha mulher Helena e dos meus dois filhos Rui e Rita, são para mim uma enorme fonte de apoio, alegria, diversão, serenidade, amor, completude, em suma, de felicidade.

Aqui presto uma homenagem sentida à minha companheira dos últimos 25 anos, esteio da nossa família e luz da minha vida, que continua a aturar com boa disposição as minhas loucuras e a partilhar comigo estes momentos, e também aos meus filhos, que começam a trilhar os seus próprios caminhos na vida e espero retirem alguns ensinamentos importantes destas actividades saudáveis ao ar livre.

Nuno Sentieiro Marques disse...

Muito Obrigado por esta partilha Helena.

Gostei muito de ler as Tuas respostas.

São uma familia fantástica e a forma como partilham estas aventuras em conjunto é maravilhosa.

Obrigado por partilharem igualmente o Vosso tempo connosco.

Runabraços