Atleta em destaque

Helena Bárrios



Mini Maratona Vasco da Gama







Helena Bárrios

43 anos, Médica







A  Helena é a mulher do nosso extraordinário atleta Luís Matos Ferreira. Sem dúvida que são a família mais desportiva do Run 4 Fun, pela presença frequente e sempre simpática nas diversas provas que fazem, a Helena, o Rui e a Rita a caminhar, enquanto o Luís participa na versão corrida


1.       Há quanto tempo corres?
Não faço propriamente corridas. Incentivada pelo Luís, e para envolver a família nos eventos desportivos, comecei a fazer caminhadas. A primeira foi a mini maratona da ponte Vasco da Gama em 2009, acompanhada pelos meus filhos (a Rita tinha na altura 6 anos).

2.       Porque corres?
Em 2010 começámos a fazer as caminhadas das provas de trilhos. Gosto particularmente deste tipo de caminhadas, pela envolvente natural, por descobrir zonas de Portugal que não conhecia, pela oportunidade de aproveitar o fim-de-semana em família para passear e (depois) descansar.

3.       Quantas vezes treinas por semana?
Não treino regularmente.

4.       Qual a prova que mais gostas? E a que te marcou mais?
A caminhada que mais gostámos foi a do 2º trilho dos abutres em 2012. Porque o percurso apresentava uma série de desafios, em que nos divertimos muito. Também gostei de todas as caminhadas do AX trail, pelo profissionalismo dos guias, que nos deram a conhecer factos interessantes sobre a natureza e costumes das regiões por onde passámos. De referir ainda a prova 11K do Swissalpine, uma prova em que também participámos em família, mas que por ser uma prova competitiva, foi um desafio diferente.

5.       Quais os teus próximos objectivos?
Continuar a participar neste tipo de actividades, e divertir-me com isso.

6.       Já fizeste a Maratona? A tua opinião sobre a Maratona
Não. Admiro muito quem tem a capacidade e coragem de completar um desafio desse tipo.

7.       O que é para ti o Run 4 Fun? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?
Um clube de gente divertida, saudável, e inspiradora. Outros membros do clube também participam nas caminhadas e são um grande incentivo e uma óptima companhia. Para além disso o clube organiza eventos interessantes e divertidos, como por exemplo a Páscoa em Constância, os jantares, e muitos outros.

8.       Uma mensagem aos novos membros do Clube
Vão concerteza sentir-se bem acolhidos por todos os membros do clube, tal como eu me senti, apesar de ser apenas uma “caminheira”.

Comentários

  1. Lena,
    Gostei muito da maneira como descreves e encaras esta prática desportiva!
    Gostei também da maneira como vocês têm envolvido as crianças e o prazer que lhes dá acompanharem-te (acompanharem-vos)nas provas, e o orgulho que manifestam pelas vitórias do pai e pelas suas próprias pequenas vitórias que os distingue dos companheiros da escola.
    Recordo com prazer o Trail da Serra d'Arga que fizemos juntos com a Maria Antunes, em outubro 2012. Inicialmente os teus miúdos sossegaditos ao pé de ti... e às duas por três ótimos e divertidos companheiros da caminhada (15km!!). Grande dia! (embora tivesse sido uma prova particularmente dura para o Luís Matos Ferreira)
    Até breve!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Helena,

    Muito obrigado pela tua simpática entrevista.

    És um excelente exemplo de que o nosso clube é muito abrangente e mais do do apenas um grupo de "locos que corren". Gostamos de envolver as famílias em todas as nossas actividades.

    Para além disso, a vossa constante presença junto do Luís é certamente uma razão essencial para que ele possa continuar a "descobrir" desafios muito exigentes.

    Bjns e runabraços

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de salientar que a companhia, nas corridas e na vida, da minha mulher Helena e dos meus dois filhos Rui e Rita, são para mim uma enorme fonte de apoio, alegria, diversão, serenidade, amor, completude, em suma, de felicidade.

    Aqui presto uma homenagem sentida à minha companheira dos últimos 25 anos, esteio da nossa família e luz da minha vida, que continua a aturar com boa disposição as minhas loucuras e a partilhar comigo estes momentos, e também aos meus filhos, que começam a trilhar os seus próprios caminhos na vida e espero retirem alguns ensinamentos importantes destas actividades saudáveis ao ar livre.

    ResponderEliminar
  4. Muito Obrigado por esta partilha Helena.

    Gostei muito de ler as Tuas respostas.

    São uma familia fantástica e a forma como partilham estas aventuras em conjunto é maravilhosa.

    Obrigado por partilharem igualmente o Vosso tempo connosco.

    Runabraços

    ResponderEliminar

Enviar um comentário