4ª Meia Maratona na Areia, Costa da Caparica


O Run 4 Fun participou hoje na 4ª Meia Maratona na Areia, prova totalmente em areia, com início na Costa da Caparica (na Praia Nova), percorrendo no extenso areal cerca de 10,5 kms para sul e retornando de novo para terminar na Costa da Caparica, no local da partida.

Pelo Run 4 Fun, eram quase todos estreantes nesta prova. Salvo erro, eu devo ter sido o único repetente.
O Gonçalo Lopes correu descalço os 21 kms do percurso na areia, coisa que nunca me passou pela cabeça tentar. E correu com grande velocidade, e saíu-se muitíssimo bem, tendo sido o primeiro R4F a cortar a Meta. A Ana Groznik e o seu irmão participaram e ambos fizeram uma belíssima prova. O Gonçalo Melo e o Jorge Cancela também concluíram facilmente esta Meia Maratona. E a Fernanda Marques em esforço também percorreu o areal da Caparica. Na foto, também eu e o Luis Moura que fizemos a viagem juntos.

Este ano o piso onde se desenrola esta prova esteve espetacular. Fruto da excelente escolha da data e hora em que a organização marcou este prova, a conjugação da maré com o calendário lunar, originaram um estenso areal com areia molhada em toda a extensão do percurso, o que não se verificou nas edições anteriores em que participei.
A meteorologia também ajudou muito. A temperatura moderada (ligeiramente quente para o meu gosto), sem vento a contrariar a progressão, o céu limpo e uma paisagem muito agradável fizeram o resto.
Foi devido a esta conjugação de data/hora favorável, que esta prova foi efetuada neste domingo, apesar da coincidência com a Meia Maratona de Setúbal.
Ótima organização da prova do "Mundo da Corrida", como é habitual, pareceu-me usar um novo sistema de cronometragem com leitura à altura do dorsal, parece mais adequado a prova em areia.
A inscrição parece-me mais cara comparado com a maior parte das corridas tradicionais, mas não sei quais as despesas em que incorre e que receitas a organização tem com a prova. Mas a originalidade da prova compensa. No final teve bons abastecimentos, incluindo cervejinha para refrescar.

Todos nós gostamos mais dumas provas que de outras. Esta Meia Maratona na Areia está no grupo de provas minhas favoritas, entre outros motivos, também por me lembrar que os dias de praia se avizinham.
Nesta edição esta prova surpreendeu-me. Nos anos anteriores, a partir da Fonte da Telha, a progressão no areal era mais difícil, com areia mole e inclinação lateral, pelo que foi para mim uma agradável surpresa o piso maravilhoso que encontramos hoje em toda a extensão do percurso.
A juntar a isso, a agradável sensação de hoje eu ter obtido o meu melhor tempo em provas de meia maratona. Nunca pensei que a correr em areia fosse possível correr mais rápido que em estrada, mas afinal com as condições ideais parece ser possível.

Com a opinião que eu tinha dos anos anteriores, induzi em erro quem me perguntou como era a prova. Este Areal é conhecido de muitos Run 4 Fun que já participaram nos Treinos Lunares que realizam neste local.
Pois bem! Neste ano, pareceu-me uma excelente pista para corrida em toda a extensão dos 21 kms do percurso, exceto no ponto de retorno em que tinhamos de deslocar umas dezenas de metros no ponto de retorno para dar a volta e passar pelo sistema de cronometragem.
Uma bela manhã de praia a correr.

RunAbraços.

Comentários

  1. Zé Carlos,
    obrigada pela companhia, pelas fotografias e por este relato sobre uma manhã muito bonita, e sobretudo muito parabéns pelo teu PBT!!!
    Por acaso, eu também fiz o PBT:-)) Foi um evento óptimo para a minha estreia nas meias maratonas: é agradável correr na areia lisa, à beira do mar, o tempo foi ideal, a organização simpática com todo o apoio necessário, na boa companhia dos R4F e encontrar os outros amigos da corrida, e ainda o meu irmão aproveitar o evento.
    Só os últimos metros foram feitos na areia mole e com um pouco da inclinação - posso imaginar que uns quilómetros assim nos anos passados fizeram esta prova muito mais difícil - eu seguramente não me queixo sobre a prova este ano mais fácil do que no ano passado e diferente do que a tua predição :-))
    Para mim foi bem diferente fazer tantos quilómetros planos e tentar manter o ritmo mais ou menos constante. Só depois de 15 km sabia que o ritmo foi relativamente adequado para não concluir 21 km totalmente morta nem demasiado fresca. Vou fazer mais meias maratonas no futuro, e não sempre na areia :-)) Mas no próximo ano vou repetir esta prova aqui, sem sabendo exactamente como será o piso - corridas fora das áreas urbanas nunca são aborrecidas.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a todos os participantes, numa prova fora do comum.

    A corrida na areia pode ser extremamente agradável, como parece ter sido o caso, reunidas as necessárias condições. Não se iludam porque, por vezes, é bem difícil correr na areia.

    Um cumprimento para o Martin Grosnik, o irmão da Ana que aproveitou a estada em Portugal para fazer uma prova tão peculiar. É uma família de atletas.

    Felicitações pelos PBT´s obtidos. O Zé Carlos Melo,continua a melhorar o seu desempenho de prova para prova. Onde irá ele parar?

    Runabraços

    ResponderEliminar
  3. Parabéns a todos os participantes e em especial aos que obtiveram PBT na Meia, ainda por cima num piso tão incomum!
    Runabraços

    ResponderEliminar
  4. Mais um belo relato e um grande resultado.
    Muitos parabéns uma vez mais.
    Não sei se já reparaste mas entre escriba, fotografo e atleta...estás cada vez melhor :).

    Fiz esta prova o ano passado e ...acabei morto.
    A areia apenas estava "transitavel nos primeiros 8Km ...depois...depois, foi água, areia, banhistas, garrafas...enfim foi muito durinho.

    Esta era das provas que tinha na agenda deste ano, mas o almoço do dia da mãe e a lesão que não me larga, não o tornaram possivel.

    Espero poder voltar em 2013.

    Parabéns a todos os atrevidos que atacaram o areal sem medos :).

    Runabraços

    ResponderEliminar
  5. A Ana Groznik ficou no 2º lugar no seu escalão!

    RUN 4 FUN: 6º Lugar por equipas (em 17 equipas classificadas)

    ResponderEliminar
  6. Excelentes resultados. Parabéns.

    O 6º lugar por equipas é notável. Que me lembre, é a melhor classificação de sempre da nossa equipa.

    Agora, só falta a Ana ganhar uma prova!!! E vejam como ela escreve, tão bem, em português!!!

    Runabraços

    ResponderEliminar
  7. Parabéns a todos pela participação.
    José Carlos, EXCELENTE... continuas a surpreender em cada participação!
    Ana, o lugar mais alto está à tua espera na Ota.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário