Sicó. Afinal isto tem mais de "tropa" que eu pensava!

Fui ao jantar de Natal do R4F. Apresentações brilhantes. Uma em particular deixa-me curioso. O Teodoro e o Jorge dizem: se quiserem experimentar os trails, comecem por um fácil, "como o de Sicó"!

Inscrição feita. Boleias combinadas, tudo impecável, grande companheirismo no carro (Paulo Jorge, Nuno Tempera, César e Miguel Serradas), tudo organizado á chegada, Zé Carlos (esse Deus na Terra) com os sacos e os dorsais. Alinhar à partida com a Luísa e o João Ralha, a Anne e a Claire, o Paulo Jorge e o César.

(O Teodoro e o Jorge, meus gurus do trail afinal tinham tido outras opções de distância ou de prova...confesso que senti um pouco aquela sensação do "então, afinal...", mas pronto, eles já estão noutro patamar e eu só tenho de seguir as indicações de quem já passou por muito)

Tiro de partida e aí vamos. ao princípio tudo simples, mais subidita, menos descidita, sempre a correr até aos primeiros 15 ou coisa que o valha (não tenho aqui o Garmin e por isso não vou ser muito preciso nisto). Vou sózinho dos R4F, por a maioria vai mais à frente e já não os vejo...

Até que, começa tudo a andar numa subida "a pique" com uns degraus de pedra de 1/2 metro de altura (pelo menos pareciam) e tenho o 1º contacto de muito quilómetro parecido com o que havia para vir.

E aí penso para mim; "olha, isto afinal não é sempre a correr" ; mal eu sabia que haveria afinal de andar muito mais que correr a partir daí.

Mais ou menos a meio da prova, num alto de serra com umas eólicas para o qual se tinha subido a arfar numa inclinação grande em comprimento e declive, reencontro o César e o Paulo Jorge. Alegria das alegrias, porque isto de andar sozinho faz-nos perder a noção de como estamos a portar-nos.

O César passado pouco tempo começou a sentir os efeitos de um joelho direito sobre-exercitado e passámos a reduzir a passada e depois a andar mais que correr (por vários motivos, que não só o tal joelho...) O César bem dizia para irmos, mas acho que nunca ser solidário me custou tão pouco :)

Os locais magníficos para um paisagista com eu passear sucediam-se: galerias rípicolas (vegetação de linha de água), matos calcários, encostas sombrias e ensolaradas com vegetação diferente, antigos campos agrícolas abandonados, outros lindos ainda cultivados, socalcos e acessos, grutas e escarpas, a serra de Sicó bem merece esta visita!

Um ponto alto da prova passaram assim a ser os abastecimentos; sem história os primeiros, os de meio para cima eram miragens de água no deserto. Desde as melhores laranjas que já comi (e eram nacionais), até ao mel com queijo rabaçal, às imperiais, tudo era excelente, bem organizado e com grande simpatia. Por mim, ainda hoje lá estaria...

A cerca de 7 kms do fim, um fotógrafo de laranja numa curva! O infatigável Zé Carlos, que já tinha feito 21 kms de prova e mais quase outros tantos a andar para cima e para baixo a "rebocar" os que faltavam. Fizemos estes últimos quilómetros os 4, o César com o pé direito a 90 graus para diminuir as dores no joelho, mas lá chegámos. Mas antes da meta, a injustiça das injustiças, o Zé Carlos caiu e ficou dorido numa anca (pelo menos pareceu-me que seriam aí as dores maiores); como foi junto ao fim, apareceu logo gente "nossa" e de outros e seguimos para cortar a meta, ao fim de quase 5h e 30!

Foi muito diferente do que eu imaginava; pensava que trails eram provas de corrida no mato, tipo treinos em Monsanto! Chiça, são muito mais "à tropa" (até no "espírito de corpo"). Penso se não terei sido muito ingenuo em inscrever-me nas 3 provas "recomendadas" pelo team Jorge/Teodoro: Sicó (ok, já está), Almourol e Geira... A ver vamos!!!

Como de costume, um enorme obrigado a todos os R4F, parabéns à organização e a todos os que participam nestas coisas das corridas e que fazem das tripas coração para se superarem fisica e psicologicamente. Todos são grande exemplos e ajudam-nos a tentar também ser como eles!


Comentários

  1. Belo relato, Jorge.

    A prova foi um pouco mais difícil que a do ano passado pois teve mais 8 km e umas dificuldades adicionais, como a subida, a direito e muito inclinada, para as tores eólicas, perto dos 20 km.

    Comparativamente a Almourol, será um nível de dificuldade semelhante e quanto à Geira, não sei, pois também me vou estrear.

    Parabéns pela tua brilhante prestação, num "trail" de dificuldade elevada.

    Runabraço

    ResponderEliminar
  2. Excelente texto Jorge. Literário mesmo. As palavras vão fruindo docemente à medida que vamos passando por elas. A leitura dá rapidamente lugar à imaginação. Não participei mas estive lá com o teu relato.

    ResponderEliminar
  3. Bem escrito e percorrido, Jorge Cancela. Suponho que a "recruta" se encontra superada.
    Runabraço

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de deixar aqui expresso a minha gratidão ao Jorge Cancela, Jorge Paulo que tiveram uma atitude muito bonita de prescindirem da sua corrida para me acompanhar... o meu muito obrigado, gostei imenso pois permitiu irmos apreciando a paisagem e falando durante o resto da prova, sempre munidos de companheirismo e boa disposição.

    Aos restantes R4F que estiveram presentes em Sicó, o meu muito obrigado porque estiveram á nossa espera até ao fim, sempre prontos a apoiar e no fim ver o vosso sorriso e incentivo na Meta foi como um pain killer para o meu joelho...

    Pertencer a esta familia tem sido um orgulho que não consigo exprimir por palavras, mas todos os dias parendo muito com vocês.

    Ao José Carlos que grande ser Humano, foi buscar-nos, puxou sempre e quando caiu senti uma vontade enorme de pegar naquele homem e leva-lo a meta... Se ele não tivesse preferido ficar junto ao pavilhão, acho que tinha merecido que o levassemos aos ombros ate á meta, mesmo que fosse para a cortar pela decima vez...

    A todos muito Obrigado,

    Cesar

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela partilha Jorge.

    Excelente relato.

    Fantásticos comentários que praticamente abordaram tudo o que havia a abordar.

    Pelos vistos, os estreantes, conseguiram desfrutar muito mais que eu desfrutei na minha estreia.

    Realmente estrada e trilhos são coisas completamente diferentes e só nos apercebemos realmente das Grandes diferenças quando temos a possibilidade e prazer de "correr" um trilho.

    Este ano voltarei ao do Almonda...mas reconheço que ainda me sinto muito "desconfortável" quando penso em trilhos... principalmente quando vejo a cicatriz na clavicula esquerda :).

    Parabéns a todos pela Runtástica prestação e um grande bem-haja ao Zé Carlos, pelo que é e pelo que consegue transmitir.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  6. caro Jorge,

    Parabéns e benvindo aos trilhos. Almourol e a Geira esperam-nos.

    ResponderEliminar
  7. caro Jorge,

    Parabéns e benvindo aos trilhos. Almourol e a Geira esperam-nos.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns Jorge e a todos os participantes no Trail.

    A tua recruta não foi a mais fácil;fizeste a prova de avaliação no dia da incorporação!

    Talvez pudesses ter começado pelos 21 km de Sicó, mas assim tens a vantagem de já não teres muitas surpresas!

    Se não tivesse ido a Sevilha na semana passada tinha-vos feito companhia, mas irei a Almourol, Geira e talvez Freita.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Jorge Cancela!

    Comparado com as corridas de estrada, o Trail Running é uma atividade mais vocacionada para um trabalho misto entre o esforço individual e o trabalho coletivo em equipa.

    Sim, faz lembrar alguns treinos militares. Os Trilhos do Almourol ainda fazem recordar mais os treinos militares, como poderás constatar.

    RunAbraço.

    ResponderEliminar
  10. Belo texto Jorge Cancela, Foi um prazer partilhar contigo os últimos 20 Km por terras de Sicó, juntamente com o César Moreira apreciámos momentos de rara beleza.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  11. Caro Jorge.

    Muito obrigado pelo excelente relato o qual (mais uma vez) me fez lamentar o facto de não ter podido acompanhar-vos.

    Quero antes de mais saudar a vossa coragem, uma vez que seleccionar para a estreia uma "big one", neste caso um trilho de 38 km, sem dúvida que não é para todos. Este tipo de desafios que envolvem esforços muito prolongados é determinante não só uma sólida preparação fisica como também mental, tal como tem de possuir um maratonista.

    Uma das características que distingue as provas de trilhos das provas em circuito urbano, é a de não deixar ninguém indiferente. Ou se ama ou se odeia e eu espero que (apesar de tudo) tenham ficado do lado do amor. Isto porque o próximo desafio: os “Trilhos do Almourol” (uma bonita maratona de montanha), é já no próximo mês e eu vou lá estar.
    RunAbraço

    ResponderEliminar
  12. Excelente relato Jorge Cancela!

    Estamos em 2023. Onze anos depois desta tua aventura e surpreendentemente, ou não... o Espirito RUN 4 FUN, que hoje em dia já é um Clube registado, continua em altas.

    Siçó foi este fim-de-semana. E Sicó tem atualmente mais distâncias que em 2012. Tem, 16km, 30km, 60km, 111km e 111 milhas( 178km).

    Tivemos atletas RUN 4 FUN em todas as distâncias. Imagina lá em qual é que o guru Teodoro Trindade se inscreveu?

    O Nuno Tempera e o Miguel Serradas mudaram de camisola. Continuamos a encontra-los e sempre com o espirito R4F. Esse nunca se perde.

    O Zé Carlos, esse doido, a uns anos que só dá no Zumba ou a fazer desafios a seguir as linhas dos autocarros.

    A Luisinha, vai a jogo nos trilhos. E quando vai vem sempre um pódio. O João Ralha continua a ir a jogo nos trilhos também. Por acaso a última prova que me lembro de o ver todo esfarrapado nos trilhos foi exatamente em Sicó a dois anos. Fizemos a prova em baixo de um tempo de chuva desgraçado.
    O João terminou com aquela cara de gozo da vida. Apesar de ter perdido o seu relógio garmin algures no trilho da cascata.

    A Anne e a Claire, não sei quem são.


    O Jorge Paulo e o César, esses malandros, nunca mais os os vi nos trilhos já a uns bons anos. Mas rolam na estrada todas as semanas.

    Entretanto, a Associação que gere o Trail em Portugal a Associação de Trail Running Portugal, cresceu hoje em dia existe um calendário Nacional de provas de trail com circuitos e pontuações para as várias distâncias.
    E em parte por causa do calendário competitivo que, hoje em dia as provas de trilhos em geral são mais competitivas, estão mais desafiantes, mais difíceis e mais complicadas do que em 2012.
    Mas o espirito do Trail mantém-se firme.

    Nesta XIV edição de Sicó tivemos 25 atletas em provas. Colmatamos todas as distâncias que haviam.
    Existiu um enorme, Gigante, espirito de ajuda. E muitos atletas a superaram-se em distancias que nunca tinham feito.

    Lá está, foi a mesma coisa que te disseram a ti. "Ah e tal Sicó é uma boa prova para se iniciar..." Ainda é mas está cada vez mais dura.

    A cerveja, de barril preta ou branca e o queijo do Rabaçal continuam em todos os abastecimentos. Assim como frango assado, presunto, café, cola, sopa, massa, etc...
    Nesse aspeto, de ter abastecimentos fartos, a organização Mundo da Corrida dá dez a zero as outras organizações. Pelo menos em Sicó é assim.

    E por último referir que é graças a este nosso espirito de correr por prazer, da amizade, e de relatos como o teu que em 2013 o Clube está em Altas tanto em ambiente de trilhos como em provas de estrada.

    Se continuarmos assim em 2033 haverá um Jorge Cancela ou um Rui Faria a comentar em cima destes teu post e a dizer que o Clube continua a bombar e Sicó continua a ser uma excelente prova.

    É RUN e é FUN!!

    Rui Faria

    ResponderEliminar
  13. Só para retificar um detalhe.

    Afinal conheço a Anne, eu entrei no Clube em 2013 e conheço a Anne por Ana Groznik. Uma pessoa inesquécivel.

    Fiz várias provas na companhia da Ana.

    A Ana voltou para a Eslovénia a uns anos.
    Mesmo de longe mantém a ligação ao Clube.

    Aliá temos vários atletas que estão longe e que contuam presentes.

    Todos nós que a conhecemos temos saudades de estar com ela e um dia destes 'Se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha'

    Rui Faria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse relato foi feito no tempo quando ainda screvemos MUITOS relatos no blogue sobre das provas feitas - sobre Sico 2012 ha 5!!!!! Tenho memorias muito fortes e bointas sobre Sico2012 - foi a minha primeira prova em camisola R4F.
      Nesta altura ja nao conheco nem metade de R4F membros... A camisola ainda tenho :-)
      Em Julho 2024 sera 10 anhos desde que parti de Portugal, pensando que voltarei cada ano uma ou duas vezes para fazer trilhos e passar tempo e matar saudades com os amigos. Mas nao consegui - ate agora. Se nao antes, seguramente em 2024!!!

      Eliminar

Enviar um comentário