Run 4 Fun no Alqueva


No dia 2 de Outubro eu e o Teodoro fomos participar no "Trail Terras do Grande Lago" na distãncia de 35 km. Partimos bem cedo de Lisboa e ás 8h00 já estávamos em Portel de onde saíu o autocarro que nos levou até ao Alqueva.

O lago do Alqueva é o maior lago artificial da europa e na cota máxima tem uma superfície de 250 quilómetros quadrados. Nesta prova percorremos um troço na sua margem.

A partida para este trail foi dada na aldeia do Alqueva onde a Banda de Música de Portel deu as boas vindas aos atletas. Depois de umas recomendações feitas pela organização e de umas simpáticas palavras do autarca local foi dada a partida. Eram 9h30 e já estavam mais de 25ºc, que deixavam antever uma dura corrida.

Os primeiros 13 km foram percorridos em estradões de terra batida bastante largos e onde era fácil e rápida a progressão. Depois da Amieira o cenário mudou e passámos para trilhos estreitos com algumas pedras soltas e onde o relevo se fazia sentir...

A paisagem é bonita e consegue-se respirar uma tranquilidade e uma paz que por si só já justificam a deslocação. Foram percorridos quilómetros sem encontrar uma povoação ou sequer uma pessoa e só a presença de algumas cercas nos lembravam que aquelas terras não estavam abandonadas.

O percurso estava bem assinalado quer através das habituais fitas quer através de marcas no chão e os abastecimentos estavam bem fornecidos com água, bebidas isotónicas, bananas, laranjas e marmelada.

O permanente sobe e desce associado á elevada temperatura que não parava de subir foi fazendo mossa e as subidas dos últimos quilómetros foram díficeis de ultrapassar.

Depois de mais de 4 horas avistámos o castelo de Portel e animámos um pouco mas foram ainda necessários mais 40 minutos para chegar á meta.


Na chegada á meta esquecemos as dificuldades e somos inudados de uma sensação de alegria por mais um objectivo alcançado e assim foi apesar do cansaço resultante de 36 km debaixo da torreira do sol.

Após um banho retemperador fomos almoçar á Amieira onde travámos outro duro combate: para três pessoas foram-nos servidos mais de uma dúzia de bifes de porco! Não foi por acaso que quando chegámos ao restaurante (O Aficionado) ás 16h00 ainda estava cheio de gente a almoçar.

Voltámos a Lisboa após um dia bem passado e com vontade de regressar no próximo ano.

Comentários

  1. Parabéns Jorge, excelente relato e bela prova.

    Só o teu companheirismo é que me faz alinhar nestas loucuras. Correr 35 km no alentejo, sem sombras, com cerca de 30C, e desnivel acumulado superior a 1200m, ... é fantástico, obrigado.

    Algumas fotos Aqui.

    ResponderEliminar
  2. O espantoso é o Jorge Esteves ainda ter tido forças para fazer uma pega de caras, como se pode ver na última foto colocada pelo atleta Teodoro Trindade

    ResponderEliminar
  3. Parabéns a ambos.
    Imagino o que tiveram que suar (literalmente) pra chegar a Portel.
    Esta prova é uma das que já estava na minha agenda para fazer. Ainda não foi este ano, fica pra uma próxima oportunidade.
    RunAbraços.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns aos dois bravos amigos por mais uma demonstração de grande qualidade atlética e capacidade de ultrapassar provas difíceis..

    E são duas seguidas, depois da Meia Vasco da Gama, também ao calor. Já se estão a habituar.....ehehheheh

    O que vale é que tiveram os "bifinhos" para compensar.......

    Ainda não me estreei nessa prova, mas está na lista....para o ano.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  5. Teodoro,
    E verdade seja dita ainda correste mais umas centenas de metros para tirar as fotos! Obrigado pelo companheirismo (mais uma vez)!

    Jorge Duarte,
    Os Run 4 Fun não fogem aos obstáculos que aparecem no caminho...

    Zé Carlos e João,
    Para o ano já temos equipa! (o restaurante também tem bacalhau!)

    Runabraços

    ResponderEliminar
  6. Que Grandes Atletas que Vós sois ou estam locos?

    36K no Alentejo nesse dia !?

    Tenho orgulho á camisola que vestem.

    RunAbraços,
    NDA

    ResponderEliminar
  7. Eu já corri no Alqueva com essas temperaturas...
    E tenho ideia do que passaram!

    "Están locos!"

    Muitos parabéns a ambos e obrigado pela partilha da experiência!

    ResponderEliminar
  8. Belo relato e fantástica aventura.

    Parabéns...as condições eram durissimas, fantástica performance.

    Lá estamos nós ... "eses locos que corren" :-)

    Runabraços

    ResponderEliminar
  9. Jorge. Grande relato.
    Se no Domingo para subir a Avenida da Liberdade até ao topo do Parque Eduardo VII já custou bastante. Imagino o que é em pleno Alentejo profundo, correr com 30º.
    Grandes corajosos.

    ResponderEliminar
  10. Tenho que me começar a meter nessas aventuras convosco. O calor é que ainda não atrai muito. Grande aventura e grande relato!

    ResponderEliminar
  11. Alfredo,
    No dia 30 de Outubro realiza-se na Malveira (Sintra) a "Corrida do Monge". É muito engraçada e em versão curta (11 km) é do melhor que conheço. Aconselho a todos os que quiserem uma boa experiência light de trilhos.

    As inscrições estão a decorrer no site da
    Terras de Aventura
    .

    RunAbraços.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário