Temperatura das Bebidas durante os treinos...

Hoje no fantástico treino da Arrábida...O Carrossel da Arrábida...Tivemos direito a um excelente abastecimento!
E se há coisa que foi comentada e admirada foi a frescura da água...não porque tivessemos um frigorífico a trabalhar no meio da Serra, mas pela temperatura ambiente!

Bem, lembrei-me de um artigo que escrevi há uns tempos e aqui fica...
O fantástico que a natureza pode ser quando os treinos são num dos melhores locais do mundo!
 
Durante a prática de exercício físico é preferível consumir bebidas frias. Em geral os atletas e desportistas preferem beber bebidas frias por adquirem melhor paladar (principalmente as isotónicas), e quando falo em bebidas frias refiro-me a 5-10ºC. Por um lado é excelente, quanto mais fria for a bebida, maior o arrefecimento que proporciona ao individuo... No entanto a tolerância para consumir bebidas frias, especialmente em maiores quantidades, sem originar distúrbios gastrointestinais tem que ser estudada e verificada por cada um...uma vez que é um factor que difere de individuo para individuo.

Agora, será que o contrário também pode ocorrer? Será que eventualmente e em determinadas ocasiões a temperatura das bebidas poderá ser aumentada?

A resposta é sim. Desde que as bebidas aquecidas, a uma temperatura a que possa ser consumida rapidamente e que esta não retarde o esvaziamento gástrico, nem afecte a termoregulação.
É importante ainda que o aquecimento da bebida traga algum beneficio psicológico ao atleta fatigado num clima frio.

Há ainda artigos que referem os 8 - 14ºC como sendo a temperatura ideal da água durante a prática de exercício físico.

Uma vez mais, como já referi em relação a alguns itens da alimentação...tem sempre que ser "provado" em treino...e não há uma solução mágica e universal!

Comentários

  1. Inês,


    Como nutricionista podes confirmar que efectivamente as bebidas devem ser consumidas frias durante o exercício em virtude de serem mais fácilmente absorvidas pelo organismo?

    E já agora confirmas também que grosso modo (esquecendo factores pessoais como o peso, clima, altitude, intensidade etc)devemos ingerir cerca de 60gr/hidratos de carbono por hora quando em esforço físico?

    E por ultimo também confirmas o rácio de 4gr de hidratos/1 gr de proteína como próximo do ideal para consumir durante o esforço?

    Após o esforço a ingestão de proteína desempenha um papel importante como recuperador muscular certo?

    São muitas questões "sorry"...mas sempre me interessei por estes temas de nutrição desportiva, e como tenho feito algumas provas maiores em que a hidratação/nutrição desempenham um papel fundamental, gostaria de confirmar estas coisas.

    bj

    Zé Carlos

    ResponderEliminar
  2. Boa informação Inês. O problema prático é como saber a temperatura da água, no momento!!???

    A questão do Zé Carlos sobre consumo de hidratos de carbono/hora é muito interessante!!

    Runabraços

    ResponderEliminar

Enviar um comentário