Teste de Bart Yasso

Hoje na Pista de Atletismo da Sobreda, o Góis, o Renato e eu fizémos o famoso Teste de Bart Yasso.

O teste consiste (para quem não sabe) em correr 10 x 800 m e descansar 400 m entre séries no mesmo tempo em que fizémos a série anterior de 800 m, ou seja, se corrermos 800 m em 3m10s, fazemos os 400 m de descanso também em 3m10s. No final a média das 10 séries de 800 m dará o tempo previsível da maratona, mas em horas e minutos.

O Góis e eu andámos sempre a par e fizémos uma média de 3m05s, enquanto que o Renato que tem um turbo :-) fez sensivelmente 2m55s e digo sensivelmente porque ainda não tenho os dados do Garmin do Renato (o Renato depois confirma aqui no blog).

Se isto fosse uma aproximação correcta quereria dizer que na Maratona o Renato faria 2h55m e o Góis e eu 3h05m, mas acho esta aproximação demasiado optimista, não me vejo a fazer esse tempo, era bom era...

Vamos devagar e à cautela, que esta é a nossa primeira maratona

Comentários

  1. Acho que o João Ralha e o António Cruz têm alguma experiência prévia nesse teste...

    Talvez o mais realista seja pensar no vosso melhor tempo de meia maratona x 2 + 10 a 15 minutos.

    ResponderEliminar
  2. Os cálculos que faço, para aproximação ao "tempo na maratona", seguem a seguinte formula:
    1. Ao melhor tempo numa prova de 15Km retiro a velocidade média (em Km/h)
    2. Apuro 85% desta velociade
    3. Apuro um intervalo de max e min calculando um desvio de +/-2%
    Exmplo:
    1. Tempo aos 15 Km: 1:10:00 => 12,86 km/h
    2. Apuro 85%: 10,93 Km/h
    2.1. +2%: 11,15 km/h => Cadência: 5:23
    2.2. +2%: 10,71 km/h => Cadência: 5:36
    3. Tempo na maratona
    3.1 42,195 Km X 5:23 = 3:45:22
    3.2 42,195 Km X 5:36 = 3:54:34

    ResponderEliminar
  3. Para mim as contas do António Pedro Mata são mais prudentes.
    E essencialmente curtam o tempo e espaço que vai da partida à meta.
    Artur

    ResponderEliminar
  4. No teste do Yasso o António Cruz fez média de 3m16s e eu de 3m44s.

    O António apanhou gripe A e não pode ir à Maratona em 6 de Dezembro. Eu apanhei uma constipação na semana da corrida e dei o estoiro aos 37 km. Acho que devem ir com calma. O que interessa é chegar ao fim, confortavelmente, como diz o nosso amigo Caló.

    Runabraços

    ResponderEliminar

Enviar um comentário