Breve nota - Bebidas para desportistas

(Breve nota, porque será mesmo muito breve.)
As bebidas desportivas são formuladas para que o atleta tenha a melhor hidratação. Apresentam pois as proporções recomendadas de hidratos de carbono e electrólitos, trazendo os benefícios que a água (sozinha) não promove.

Basicamente existem três tipos diferentes deste tipo de bebidas:

Hipertónicas- Neste tipo de bebida os electrólitos estão mais concentrados do que no plasma sanguíneo. Trata-se de uma bebida pouco útil por ser mais difícil de assimilar pelo sistema digestivo. (Também consideradas bebidas energéticas).
Estas bebidas devem ser tomadas em conjunto com água para repor fluídos perdidos por via da transpiração, uma vez que a sua função não é prevenir a desidratação, ao contrário das bebidas isotónicas.
Este tipo de bebida só se aconselha quando de desenvolvem exercícios prolongados a baixas temperaturas, quando não se sua, mas se gasta hidratos de carbono. Não devem ser consumidas durante as provas e quando consumidas sempre até 30 min antes.


Hipotónicas - são bebidas que têm menos açúcar que o plasma sanguíneo ou seja maior concentração de água do que sais, dando origem a uma hidratação quase estantanea.
Neste caso os sais minerais estão em menor concentração e a bebida é de mais fácil ingestão ou assimilação, supondo suficiente reposição mineral quando as condições de sudação não são tão dramáticas. Nestas bebidas é valorizada a rehidratação e pouco valorizada a obtenção de energia.

Multi Hypotonic Drink 1000 ml (lojas de desporto ou suplementos alimentares)

Isotónicas- é uma bebida que tem a mesma taxa de açúcar que o plasma sanguíneo, o que entre outros efeitos, leva a uma rápida absorção do liquido - assim são as mais importantes no pós exercício! Encarregam-se de repor o líquido com as concentrações justas de minerais necessários e fornecem rapidamente glucose ao músculo. Incluem sais de sódio, potássio, magnésio, cálcio, fósforo ou cloro (todas ou algumas delas segundo a marca) que são perdidos pelo suor em conjunto com a água.
O seu uso justifica-se no caso da prática de exercício físico muito exigente, intenso e contínuo.Exemplos: Gatorade, Powerade, Isostar, Soccerade, Aquarius. Ou ainda o modelo caseiro...mas isso fica para depois.



Atenção!!!!: É necessário ter cuidado com ingestão de bebidas desportivas fora do período de
exercício, pois como fonte de hidratos de carbono e, logo, energia, pode contribuir
para um aporte energético aumentado que pode resultar num indesejável aumento
de peso

Comentários

  1. Inês,

    Uma questão: durante uma corrida, quais são as bebidas aconselháveis? Água?

    ResponderEliminar
  2. Se não forem corridas longas (mais de hora e meia), sim.

    Caso contrário, 150 a 350 ml de água a cada 15 ou 20 minutos chega.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário